terça-feira, 11 de outubro de 2011

A Condução Elétrica em Neurônios sem Axônios



Como já vimos, os neurônios utilizam seus potenciais de ação para conduzirem seus sinais elétricos. Tais sinais são do tipo tudo-ou-nada, e se propagam de forma não-decrescente através dos axônios. Entretanto, existem alguns tipos de neurônios que utilizam os chamados potenciais graduais para se comunicarem, por possuírem axônios muito pequenos. São células especializadas em receber estímulos sensoriais. 

Num artigo publicado em 1996, por Juusola e colegas, observou-se que algumas células nervosas localizadas no córtex visual da mosca possuem axônios muito pequenos. Desta forma estes neurônios utilizam a condutibilidade de suas membranas plasmáticas para transmitir seus sinais elétricos. Os potenciais elétricos são transmitidos de forma gradual e decrescente pelo neurônio. 

Este processo otimiza a transmissão dos sinais provenientes dos fotorreceptores, melhorando a confiabilidade da informação transmitida. Na figura de hoje podemos ver a diferença anatômica entre um neurônio que utiliza potenciais de ação e um neurônio que utiliza potencias graduais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário