sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Os neurônios: classificação funcional


Os neurônios podem ser classificados quanto à sua função. São três as principais classes de neurônios. Vejamos:

a-) Neurônios aferentes ou sensoriais. São responsáveis por levar uma informação dos receptores ou órgãos do sentido até o sistema nervoso central. Por via de regra, o neurônio aferente contém apenas um longo dendrito e um axônio curto, enquanto que a forma do corpo celular é arredondada.

b-) Neurônio eferentes ou motores.. São responsáveis por levar uma informação do sistema nervoso central para os músculos e glândulas. Por via de regra, estes neurônios possuem um longo axônio e pequenos e numerosos dendritos.

c-) Interneurônios ou neurônios associativos. Constituem a maior parte dos neurônios. São todos aqueles que estão entre um neurônio aferente e eferente. São responsáveis pela decodificação e gerenciamento das informações provenientes dos neurônios aferentes, assim como todo o processo de tomada de decisão que eventualmente será comunicada ao neurônio eferente.

Na figura de hoje podemos ver um exemplo de interação funcional deste três tipos de neurônios. Na situação esquematizada a fibra de cor vermelha representa um neurônio aferente ou sensorial, localizado na pele. Este neurônio é responsável pelo processamento de estímulos externos que chegam até está área. A fibra de cor preta representa um interneurônio ou neurônio associativo, localizados na medula espinhal. Ele é responsável pelo processamento da informação processada na periferia e a de tomar uma decisão em relação a esta informação. Finalmente, a fibra de cor azul, que representa um neurônio eferente ou motor, é responsável pela execução de uma atividade motora associada a um músculo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário