sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A permeabilidade seletiva da membrana e os canais iônicos


A membrana plasmática possui uma permeabilidade baixa para o Sódio (Na+); uma permeabilidade um pouco maior para o potássio (K+). Para o Cloro (Cl-), entretanto, a membrana é totalmente permeável. Para as proteínas negativamente carregadas a membrana é totalmente impermeável. Elas nunca deixam o interior da célula.

Desta forma os canais iônios atuam como filtros de passagem seletiva para os íons. Os canais iônicos são proteínas embutidas na membrana plasmática. Eles possuem a capacidade de deixar os íons passarem de modo seletivo. Atuam de forma contínua, ou em resposta a estímulos elétricos, mecânicos ou químicos.

Os canais que permitem a passagem contínua de íons são os “canais abertos”. Os canais que dependem de estímulos são os chamados “canais controlados por comportas”. Estes últimos são altamente específicos: existem canais para o Sódio (Na+), Potássio (K+) etc. Podem abrir mediantealterações da voltagem da membrana, os chamados “dependentes de voltagem”. Ou então os canais podem abrir por substâncias específicas, os neurotransmissores. Neste caso são chamados “dependentes de ligantes”.

Na figura de hoje podemos observar a esquematização de um canal iônico fechado e aberto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário