terça-feira, 11 de outubro de 2011

Neurônios em atividade: a abertura dos canais de Na+ e K+




A abertura dos canais de Sódio (Na+) e Potássio (K+) consolida o início do potencial de ação. Quando a soma dos potenciais pós-sinápticos (excitatórios e inibitórios) chega a um limiar no qual a membrana se despolarize então o potencial de ação é disparado. A convergência dos potenciais pós-sinápticos se dá num local específico do neurônio, chamado de zona de disparo.

Como os canais de Sódio (Na+) são dependentes de voltagem, a pequena despolarização da carga elétrica neuronal irá abrir o canal. Imediatamente o Sódio entra na célula, empurrado pela força eletrostática e pela difusão. Isto proporciona uma inversão na polaridade do neurônio, pois o Sódio está carregado positivamente. Desta forma, o potássio tenderá a sair da célula, devido ao influxo de cargas positivas do Sódio. Assim, os canais de Potássio (K+) se abrem em seguida, expulsando o Potássio para fora da célula.

Podemos ver na figura os canais de Sódio e Potássio se abrindo mediante o estímulo dos potenciais pós-sinápticos excitatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário