sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Neurônios: classificação morfológica


Podemos classificar os neurônios quanto à sua morfologia, ou seja, a forma que assumem. Tal característica pode ser observada de acordo com o número de extensões que saem do corpo celular. Desta forma temos:

A-) Neurônio Unipolar: Possui apenas um único axônio saindo do corpo celular. Neurônios unipolares são raros. Geralmente são encontrados em invertebrados ou em processos embrionários.

B-) Neurônio Bipolar: Possui dois axônio com origem em locais opostos do corpo celular. Esta configuração axônica encontra-se somente entre neurônios sensoriais, como por exemplo, em sistemas visuais, auditivos e olfativos

C-) Neurônio Pseudounipolar: Desenvolveram-se inicialmente como neurônios bipolares mas eventualmente os dois axônios se unem formando um único axônio que emerge do corpo celular. Este axônio divide-se em dois; um vai para o sistema nervoso periférico, como por exemplo receptores sensoriais ou fibras musculartes. O outro vai para o sistema nervoso central, mais especificamente para a medula.

D-) Neurônio Multipolar: Possui apenas um único neurônio e vários dendritos. Este é o tipo de neurônio mais comum no sistema nervoso, tais como os neurônios piramidais e as células de Purkinje.

.Na figura de hoje podemos observar o aspecto destas células. A letra C significa o “corpo celular”. A letra D significa “dendritos” e a letra A representa o “axônio”. 

Um comentário: